Rede De Pesquisa História E Catolicismo No Mundo Contemporâneo

· 4 min read
Rede De Pesquisa História E Catolicismo No Mundo Contemporâneo

Com certeza, a superação da bipartição história colonial e história da América Latina e a aceitação por parte dos pesquisadores do princípio de mútua relação entre ambas já está levando a sínteses mais abrangentes. Naturalmente, este modelo não se encaixa perfeitamente para  o Brasil, que começou o seu movimento missionário bem mais tarde. Além disto, somente com a criação do Arcebispado de Salvador da Bahia, em 1676, e com a ereção da última diocese no período colonial, em 1745, Mariana , é que se pode considerar a organização e consolidação da Igreja Brasileira. Por fim, também quanto ao Brasil, foi a dinastia dos Bragança que esteve no poder em Portugal de 1640 a 1810.


No século XX, os domínios eclesiásticos em Roma foi ponto central nas discussões que marcaram o impasse territorial que colocava o governo de Benito Mussolini contra os interesses da Santa Sé. O cristianismo estabeleceu-se como instituição nos séculos finais do Império Romano. Enquanto o Império Romano desmanchava-se em crises internas, a Igreja Católica fortaleceu-se e firmou suas bases.  clique aqui para saber mais  perseguição aos cristãos encerrou-se a partir de 313 com o Édito de Milão, assinado pelo imperador Constantino. A partir de 380, com a assinatura do Édito de Tessalônica pelo imperador Teodósio, o Cristianismo transformou-se na religião oficial do Império.

História Do Catolicismo No Brasil - Vol 1 - Vieira, Dilermando Ramos - 9788536904108



Os franciscanos foram os primeiros responsáveis por ministrar os sacramentos e cuidar da vida religiosa católica no Brasil. Todavia, o grande triunfo missionário veio com os padres da Companhia de Jesus. Sete frades franciscanos foram os responsáveis designados para expandir a fé católica no Brasil. O território era uma grande mata desconhecida, os nativos indígenas não falavam o português e alguns praticavam o canibalismo. A celebração da Missa em ação de graças pelo sucesso da viagem, a primeira celebrada no Brasil, foi feita pelo Frei Henrique de Coimbra. Os documentos da época contam que os portugueses celebraram a liturgia junto aos índios no litoral brasileiro.

  • No entanto, aboliram o culto aos santos, a presença real de Cristo na Eucaristia e passaram a usar a língua vernácula e não o latim em seus ritos.
  • Kranz atenta para o fato de que, dada a religiosidade católica inerente à própria construção da nação brasileira, "desde a colonização, Nossa Senhora está presente em todos os momentos de nossa história".
  • A criação da personalidade jurídica para todas as Igrejas e comunhões religiosas para que possuam domínio de seus bens.
  • Os mouros foram encarados como libertadores pelos judeus, uma visão até certo ponto correta, visto que cristãos e judeus eram incluídos pelos muçulmanos no grupo dos “Povos do Livro” (Bíblia, Torá etc).
  • Os franciscanos foram os primeiros responsáveis por ministrar os sacramentos e cuidar da vida religiosa católica no Brasil.


Autora do livro 21 Nossas Senhoras que inspiram o Brasil, a jornalista Bell Kranz conta que a devoção mariana foi trazida ao Brasil já pelas esquadras de Pedro Álvares Cabral — em um dos barcos foi trazida uma imagem da santa. "[A tradição] chegou essencialmente pelos  http://bit.ly/3m1GhUD , pelos colonizadores", explica. "O Tomé de Sousa [primeiro governador-geral do Brasil] chegou à Bahia já com uma imagem da santa na bagagem… Nossa Senhora da Conceição! E logo erigiu uma capelinha em Salvador, que hoje é a grande catedral Conceição da Praia [Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia]." "Nem todas as aparições que ocorrem hoje foram oficialmente reconhecidas pelo catolicismo. Há um protocolo a ser seguido. Sem contar que algumas são reconhecidas totalmente e diante de outras, ainda em fase de análise, foi permitida somente a liberdade de culto", lembra ela. "O que a suposta Virgem Maria diz, no caso, precisa condizer totalmente com os princípios da Igreja Católica e até a idoneidade moral e psicológica dos videntes é analisada." "Nas catacumbas, encontramos o afresco considerado, até agora, a mais antiga imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus", comenta De Tommaso.



O Contato Com Os Cristãos


Mas, se por um  lado o século 19 trouxe emancipação, também instigou o nacionalismo.  veja mais  Estados-nação acusaram os judeus de não participar da cultura majoritária e, portanto, da identidade nacional. Os convertidos, os “cristãos-novos”, continuaram sendo alvo de suspeita dos inquisidores.

  • Com dezenas de ilustrações, este livro oferece um relato detalhado da teologia, dos rituais e das realizações da Igreja Católica, uma leitura essencial para quem tem interesse em conhecer com mais profundidade a história da fé católica.
  • Assim, importa o estudo eclesiástico diante do estado laico brasileiro aprimorando, à luz da política pontifícia, mesmo diante de sua implantação no final do século XIX.
  • Ainda assim, avanços foram conquistados pela Igreja por meio de concordatas com a Europa, posto que havia comprometimentos em face da segunda grande guerra, tendo a igreja por assinar uma concordata para garantir os interesses da Igreja Católica135.